quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fandangos

Fandango, no Interior Sul e Litoral Sul, continua a designar os bailes de sítio, as folganças com que se animam ocasiões especiais como casamentos e aniversários (antigamente também o final de multirão ou puchirão como era chamado), uma verdadeira "suíte" de danças, em que os sapateados e palmeados se alternam com os valsados ou bailados e os enfiadinhos (por registrarem figurados grupais), bem como danças de sapateado forte (fandango de tamancos e fandango de chilenas). Basta começar um arrodeado com seus rufados (sapateios) e palmeados que não faltam dançadores, na roda. Fandangueiros ou folgadores, como dizem.

Fandango de Tamancos

Versão masculina do fandango, sem os bailados, entremeando os fortes sapateados e palmeados com os queromanas, as modas que relatam aspectos da vida rural, com possibilidades para improvisos. O acompanhamento se dá com pé de bode (sanfona de oito baixos) e/ou violas. (www.brazilsites.com.br/folclore)

Um comentário:

  1. Tivemos o prazer de conhecer o magnífico trabalho desenvolvido por vocês e gostariamos de entrar em contato para futuras apresentações de seu grupo em nossa cidade.
    Por gentileza, nosso email pra contato é cult.pen@hotmail.com;
    Antecipadamente agradecemos.
    Secretaria Municipal de Cultura de Penápolis

    ResponderExcluir